PÃO DE MAFRA ® - JÁ É MARCA REGISTADA

Não tenha dúvidas. Para comprar o verdadeiro “PÃO DE MAFRA®”, verifique se embalagem tem a marca registada.

 

Há muito tempo que se fala em certificar o “Pão de Mafra”. Da teoria à prática houve, e continua a haver, um grande percurso de coragem e determinação, composto por pessoas de “força”, habituados a arregaçar as mangas e a pôr a mão na massa, literalmente. São eles, os elementos da Secção de Panificação da ACISM.

Com um grande impulso por parte da Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Mafra (ACISM) e da Câmara Municipal de Mafra, foi oficialmente criada a Secção de Panificação da ACISM, no dia 13 de Julho de 2009.

Desde essa data, foram executados vários trabalhos com o objectivo final de conseguir para o “Pão de Mafra”, o registo do nome e a certificação apropriada, com a atribuição do selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP).

Já foi criado um “Caderno de Especificações” que regula várias características deste pão, desde o fabrico às matérias-primas utilizadas, um “Regulamento Interno da Secção” que define os objectivos e regras, um manual de “Normas de Utilização do logótipo” e o próprio logótipo, criação do designer José Piteira. Foi também submetido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o processo de registo do logótipo como marca colectiva de associação, e foi oficialmente publicada a sua autorização no dia 01 de Março do corrente ano, após um longo processo burocrático e várias auditorias.

Neste momento, o nome e logótipo “Pão de Mafra ®” já é marca registada.

Os elementos que compõem a Secção de Panificação da ACISM e foram auditados são os únicos autorizados a utilizar o nome e logótipo de marca registada “Pão de Mafra ®” nas suas embalagens.
Eles são:
- Arlindo Rodrigues Gomes;
- Ericeirapão, Lda.;
- Ermelinda Jacinto Considra;
- Justino Alexandre Sardinha, Lda.;
- Maria Celeste Silva Rodrigues Alecrim;
- Maria Filomena Alves S. Firmino Batalha;
- Pani - Mafra, Indústria de Panificação, Lda.;
- Pluripão - Indústria de Panificação, Lda.

O próximo passo será reunir uma série de documentação que ateste que este produto tem propriedades merecedoras de lhe ser atribuído o selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP), processo que será entregue a nível nacional junto do Ministério da Agricultura e depois, a nível internacional na União Europeia.

Estes processos são demorados, pela burocracia necessária e pelo tempo que obrigatoriamente tem de ser dado às entidades competentes para emitir pareceres. De qualquer forma, a Secção da Panificação da ACISM já tem laços criados entre os seus elementos, tem feito um trabalho de grande mérito e, com certeza, não deixará este processo esmorecer.


A qualquer momento, os panificadores do concelho de Mafra interessados em integrar este processo, podem fazer a sua inscrição, que será submetida a análise pela Secção de Panificação para verificar se também cumprem os requisitos necessários ao processo.


Para mais informações sobre a Secção, contacte a ACISM pelo telefone 261 816 060, email: geral@acism.pt ou preencha o formulário que se segue.

Artigos Relacionados

Pedido de informações sobre a Secção de Panificação