Grupo de Padeiros de Associação de Salónica - Grécia visita Produtores do Pão de Mafra

Na passada quarta-feira, dia 24 de Junho de 2015, um grupo de 15 profissionais ligados à “Associação de Padeiros de Salónica” – Grécia, teve a oportunidade de fazer um conjunto de visitas técnicas, tendo como tema central - o “Pão de Mafra”.
A Visita foi organizada pela Organização Portuguesa - “EPD - European Projects Development” em estreita colaboração com a "ACISM - Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Mafra”. Realizou-se ao abrigo do Programa “Erasmus+”.
A visita teve como objectivo dar a conhecer aos profissionais Gregos, o grande passo que constitui a certificação do “Pão de Mafra” e de que forma constitui este processo, uma mais valia para o Concelho e Região. Pretendeu também dotar os peritos Gregos, de um conhecimento mais amplo da forma de trabalhar e de produzir.
A visita iniciou-se às 11h com uma visita à produtora “Maria Celeste Silva Rodrigues Alecrim”, onde os participantes tiveram a possibilidade de vivenciar uma forma tradicional de cozer o pão e colocar uma série de questões sobre o processo de fabrico e ingredientes utilizados.
Por volta das 12h foi realizada visita ao produtor “Justino Alexandre Sardinha, Lda”, o qual recebeu o grupo com pompa e circunstância e mostrou todas as suas instalações, que acabaram por fascinar toda a comitiva. Diversas questões ligadas à produção foram levantadas, bem como a todo o processo de distribuição.
O grupo realizou visita ao Palácio Nacional de Mafra, tendo finalizado o dia, por volta das 16h30 na ACISM, com uma reunião com todos os produtores do “Pão de Mafra”, centrando-se em questões relacionadas com o processo de registo da marca, processo burocrático para a sua constituição e formas de proteger a marca.